A Congregação Shoresh Tzion está comprometida em partilhar as boas novas de YESHUA HAMASHIACH – (JESUS, o Messias) em todas as nações, tendo como foco os de origem judaica em Portugal, os remanescentes entre os chamados 'cristãos novos' (os 'bnei anussim') sefarditas - os "desterrados dentre às nações"! - buscando sempre um saudável regresso espiritual e pedagógico às raízes bíblicas-judaicas da fé do primeiro século – restaurando assim, harmonicamente, judeus e gentios aos seus papéis bíblicos, proféticos e sacerdotais entre as nações, conforme estabelecido em aliança desde o início!
No dia 23 de novembro de 2024 inauguramos a Congregação Shoresh Tzion (Congregação Raiz de Sião). Na ocasião, tivemos o privilégio de receber o Ministério Ensinando de Sião, que na presença do rabino Marcelo Guimarães e do diácono Renato Barbosa, que abençoou-nos e assim iniciamos, oficialmente, a ‘Congregação Shoresh Tzion'!
Destaco também a grande ajuda de pessoas que já caminhavam conosco e foram fundamentais para o arranque da congregação. A saber, além da minha esposa Priscilla Magalhães, companheira para tudo, destaco às seguintes famílias - família Silva, família Coelho e família Havrylchyk - Katsiaryna e Ihor !!!!
Embora tenhamos sido abençoados, eventualmente, por ministérios messiânicos ao longo dos últimos anos (antes mesmo da criação da ‘Shoresh Tzion’), foi através do Ministério Ensinamento de Sião que compreendemos um modelo de congregação que muito nos inspirou em termos de formato congregacional, em que se desenvolve uma casa de identidade judaica dentro do equilíbrio necessário para que se frequente judeus e gentios crentes em Yeshua. Também foi através deste ministério que fomos impactos em uma visão profeticamente bíblica, de restaurar judeus de origem sefardita, os remanescentes entre os 'cristãos novos' ('Bnei Anussim'), algo que bem justifica todo nossa conexão. Por fim, fomos também impactados com a missão não somente de colaborar com a salvação dos judeus por meio de Yeshua, mais também para a restauração final do seu papel sacerdotal entre as nações.
Embora sejamos um ministério autónomo e independente, ressalto que graças ao que temos sido alimentados em visão, inspiração e acompanhamento do Ensinando de Sião, hoje existimos com o propósito de estender, territorialmente falando, visão semelhante de forma gradual e contínua em Portugal! Portanto, grande parte do nosso atual caminho, formato e visão advém deste ministério. Somos gratos ao Eterno por esta tão rica proximidade, que gerou em nós uma postura de ‘submissão voluntária’ a este ministério, que há décadas tem construído e inspirado tal visão em vários locais do mundo!
O seu povo reconstruirá as velhas ruínas e restaurará os alicerces antigos; você será chamado reparador de muros, ruas e moradias – Isaías 58.12
O texto acima menciona sobre um ‘padrão de restauração’. Ou seja, se na geração de Isaías a restauração ocorreria das bases e das raízes para cima; até se tornarem visíveis e indiscutíveis, cremos que o mesmo padrão, potencialmente, vai se repetindo geração após geração, e principalmente para a ‘restauração final’ dos filhos de Israel, no qual há uma clara promessa de salvação, conforme descritas em Romanos 11.
Assim, se “reconstruir as velhas ruínas”, se “restaurar os alicerces antigos”, resultará na reparação final de “muros, ruas e moradias”, podemos fazer analogias espirituais maravilhosas para os nossos dias, e exatamente nesta região do mundo. Ao observarmos a história dos judeus na Península Ibérica, vamos perceber um passado de perseguição, aprisionamento, morte e uma forçada e até inevitável “perca de identidade”. A Inquisição (e não apenas) foi implacável! Muitos destes judeus ‘fugiram’ para locais mais “seguros”. Muitos migraram para o continente americano, com grande destaque ao próprio Brasil. Após tamanha perseguição e um longo processo de ‘assimilação’, geração após geração; em algum momento precisam, enfim, serem restaurados. E restaurados à partir das raízes - shoresh!
O caminho que se propõe agora é justamente o contrário. Há um regresso perceptível e natural para os judeus e o ponto final é Sião, espiritualmente em – Aliá (retorno). Esse caminho de regresso tem sido amplamente verificado nos últimos anos. Desde a criação do estado moderno de Israel – 1948, percebe-se um enorme e crescente contingente de judeus da ‘diáspora global’ (desde o ano 70 da nossa era) em regresso à Eretz Israel (terra de Israel).
Para os judeus de origem sefarditas, esse regresso passa geograficamente pela Península Ibérica – aqui dando destaque a Portugal, passa também pela ‘restauração espiritual’ destes mesmos judeus. Tal processo já deu início e nota-se pelo amplo número de judeus que são ‘espiritualmente’ despertados para restaurar suas raízes bíblicas da fé, conforme os crentes do primeiro séculos, pois fazem parte daqueles remanescentes ("desterrados entre as nações") que trazem consigo geracionalmente uma semente espiritual que se traduz como uma 'memória espiritual do Sinai'!
Felizmente, e também biblicamente, temos percebido que esse processo de restauração tem ocorrido graças ao ‘Santo de Israel’ (Jesus/Yeshua), à medida que Ele mesmo tem se revelado aos judeus entre as nações. Atualmente já sabe-se da enorme quantidade de descendentes de judeus oriundos entre os sefarditas, que hoje começam a professar a fé em Yeshua como o Massiach, e assim buscam suas origens e propósitos, em total conexão com o que dizem as escrituras. É uma visão linda e que cresce a cada ano. Primeiro encontram Yeshua, depois restauram suas identidades judaicas, e por fim, regressam a Sião (Israel) também em cumprimento profético.
O processo final se dá e se dará com a restauração do seu sacerdócio entre as nações. D-us determinou isso desde o início, quando estabelece alianças com o povo de Israel, e assim ainda será estabelecido por completo. Ele não perdeu, Ele não esqueceu, antes, está agindo firmemente para este propósito nestes tempos. Como congregação, vamos buscando participar desta restauração!
Que o Eterno nos capacite e nos revista de poder e de competências, para e que você participe conosco de algo tão glorioso – a restauração total e plena do povo judeu, que passar por Yeshua, e resultará, também, na restauração total e plena da própria criação. À nossa frente está o grande Tikun Olam – ‘reparar o mundo’ no qual fomos todos convidados a ativamente participar, juntamente com Yeshua, nosso Rei, pois sabemos que toda – “… a criação aguarda ansiosamente a manifestação dos filhos de D-us” (Romanos 8-18).
Inspirados pelo texto de Isaías, buscarmos elaborar um NOME e uma LOGO que bem refletissem a ideia de algo que é restaurado pela base, pelos fundamentos, pelas raízes. Palavras como RESTAURAR E RECONSTRUIR as antigas 'ruínas, muros e moradias', estão diretamente relacionadas com esse intenção / movimento. Assim, reconstruir ‘ruínas, muros e moradias’ está intrinsecamente ligado a restaurar pelas raízes, pela SHORESH. Tudo começa pela base, pela história, pelas raízes; são elas que irão alimentar e bem conduzir a verdadeira seiva (palavra - Yeshua) até todos os ramos (judeus e gentios). Portanto, restaurar a fé e as raízes bíblicas dos ‘Bnei Anussim’ passa pela restauração das suas RAÍZES – SHORESH!!!
Tendo as raízes restauradas e cheias de vida, poderemos igualmente ter as “ruínas, muros e moradias” refeitos e reconstruídos. Cremos que toda essa base servirá (apenas uma das tantas bases/raízes judaicas dispersas pelo mundo) para o também regresso geográfico e espiritual para Sião. Todo esse mover é biblicamente inevitável! Assim, misturando nossas histórias pessoais com bons conselhos, tal como com a geografia lusitana e amparados pelas verdades bíblicas e proféticas que, ao restaurar as ‘raízes’, colaboramos para o regresso final à Sião, e por fim ao Reino de Yeshua - nasceu tanto o NOME quanto a LOGO da Congregação Shoresh Tzion – Raíz de Sião. Raízes sefarditas espiritualmente restauradas em Yeshua, levando vida e a boa seiva para o seu local e posição final de DESTINO, SACERDÓCIO e de REINO – SIÃO !!!
Ricardo Magalhães
Líder da Congregação Shoresh Tzion (Lisboa, Portugal)
(Em parceria com o Ministério Ensinando de Sião, Belo Horizonte – MG, BRASIL)
(Reconhecidos pela UMJC - União das Congregações Judaico Messiânicas)
Envie-nos uma mensagem para que possamos informar sobre nossas reuniões.